sábado, 27 de dezembro de 2014

JANELA VERDE-AMARELA

Nosso país está passando por tempos difíceis em que os partidos políticos no Governo não medem esforços para se perpetuar no poder aparelhando o Estado, utilizando os recursos públicos para fins escusos e/ou ideológicos e empregando todo um inventário de subterfúgios para escamotear a verdade, o que trouxe uma grave instabilidade econômica e institucional, caracterizando uma crise sem precedentes no Brasil.
Nós, ocidentais, sempre vemos uma crise com algo negativamente arrasador, mas a milenar sabedoria chinesa a define como um binômio: Risco e Oportunidade. Os riscos estão a cada dia mais evidentes, pois temos em perspectiva a possibilidade de falência da que foi um dia a maior empresa da América Latina, a Petrobras, a estagnação da Economia e uma profunda desconfiança institucional
No entanto, precisamos olhar com carinho para o outro lado, seguir o viés da Oportunidade. Desde a última campanha eleitoral para Presidente, vem aumentando a participação popular na discussão da Política, e a cada novo descalabro que vem à tona, segue-se uma maior movimentação da população, quer na convocação de manifestações de rua, quer nas conversas entre amigos, mas principalmente nos efetivos protestos nas redes sociais, o que abriu uma verdadeira janela de oportunidades.
Desde o segundo mandato de FHC o Brasil não conhece uma reforma substancial em sua administração, apesar de absolutamente necessárias várias delas: tributária, educacional, do Judiciário, etc., mas principalmente a reforma política, pois dela poderão derivar todas as outras.
No segundo mandato de FHC, apesar de existir a vontade política do Governo, não havia sustentação parlamentar e, principalmente popular, para sua consecução. Nos dois mandatos de Lula, apesar do enorme respaldo parlamentar e popular, nunca houve a manifesta intenção do Governo, e no mandato de Dilma, apesar de uma enorme base aliada parlamentar, nunca houve nada, nem efetivo apoio parlamentar ou popular, e muito menos vontade do Governo. Assim, nosso país parou no tempo - na verdade regrediu, e muito! - e não mais consegue acompanhar, e nem perseguir de longe, o desenvolvimento mundial.
Mas eis que o aprofundamento nos riscos da atual crise provocou essa janela de oportunidade. O povo brasileiro já se deu conta de que só existe uma forma da classe política caminhar na direção adequada ao país e à população: pressão popular. E essa é a nossa oportuna e valiosíssima Janela Verde-Amarela. A janela que se abriu pelo despertar da população, e para a efetiva manifestação de sua enorme insatisfação! Não podemos, de forma alguma, deixá-la passar, pois isso implicaria na passiva aceitação de tudo isso que está aí, que nos enche de indignação!
Todos os brasileiros são responsáveis pelo futuro do país. Não podemos mais deixar que uma política torpe, seja de que partido político for, determine o nosso padrão de vida! É nossa obrigação, muito mais que um direito, mobilizarmo-nos em manifestações em prol das tão necessárias mudanças, de forma a mostrar indelevelmente a nossa insatisfação. E existem inúmeras formas de você se manifestar, de externar as suas opiniões, de explicitar que chegou a um intransponível limite a sua capacidade de se comportar como gado conduzido ao matadouro, desde o manifesto em redes sociais, até a participação em passeatas ou mobilizações de rua. Mas eu proponho aqui uma forma bem mais fácil e singela, mas igualmente poderosa se contar com a adesão de milhões de brasileiros: a Janela Verde-Amarela. Estenda nas janelas de sua casa, de seu escritório, de seu veículo, dois pedaços quaisquer de pano nas cores verde e amarela, pendure aquela sua camisa da seleção brasileira que sofreu com os 7 a 1. Deixe que eles permaneçam lá até que as mudanças comecem a efetivamente ocorrer em nosso país.
Espalhe essa ideia de todas as formas que você puder. Convide os parentes e amigos a fazer o mesmo, dissemine esse texto e a ideia nas redes sociais, envie mensagens a todos os seus contatos, quer nas redes sociais, quer na sua lista de emails, exortando-os a aderir a essa poderosa manifestação surda, porém visível e indisfarçável de que você não suporta mais viver miseravelmente num país tão lindo e rico de recursos, com um povo tão amável, cordial e batalhador, mas tão mal administrado.
Vamos! Vamos promover um verdadeiro
JANELAÇO    VERDE-AMARELO

 

 

Acreditando ou não que o impeachment de Dilma seja um dos caminhos de mudança da atual situação política, essa é uma possibilidade que se avizinha.
Informe-se a respeito lendo: OS CAMINHOS - E DESCAMINHOS - PARA O IMPEACHMENT DE DILMA

4 comentários:

  1. GOSTEI! Vamos lá, já estou começando. Precisamos da força do POVO, porque político só tem medo de POVO NA RUA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Marta. Essa nossa proposta é apenas um primeiro passo, para demosntrar que quando a população quer se mobilizar, não há quem segure. Quando o povo se conscientizar disso, vendos muitas janelas verde-amarelas, chegará o momento de ganharmos as ruas e exigirmos as mudanças de que nosso país tanto necessita para se desenvolver.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigado amigo. Vamos juntar o máximo de forças que pudermos. Vamos lá.

      Excluir